6 Motivos porque deves ir a um Encontro de Influenciadores

Em Portugal vai realizar-se o primeiro encontro de bloggers e influenciadores, dia 22 de Junho em Faro, o LINK Bloggers Meeting.

Em países como o Brasil, ou até na Polónia, são eventos que já existem há algum tempo e têm um objetivo que lhes é transversal: informar sobre boas-práticas, conhecer casos de sucesso tanto do lado dos influenciadores, como das marcas que utilizam o Marketing de Influência como estratégia. Além do importante networking, que se divide em vários momentos do programa do dia.

O cenário do marketing digital está sempre à beira de ser interrompido por uma novidade, que vai obrigar a adaptações por parte de quem trabalha nesta área.

Os empresários precisam estar a par das últimas tendências e estatísticas. Um desses desenvolvimentos, que levou as redes sociais e o marketing digital a uma grande adaptação, foi o aparecimento do Marketing de Influência.

Mas o que é o marketing de influência? 

Resumidamente é trabalhar com pessoas que são consideradas influenciadoras, para promover uma marca, campanha ou produto. É um método altamente eficaz para expandir o alcance, criar reconhecimento da marca, reforçar a lealdade do cliente e impulsionar as conversões.

Isto envolve identificar os influenciadores certos e, trabalhar com eles para criar campanhas poderosas que colocam a marca no centro da atenção.

Com a enorme concorrência e alterações nos algoritmos das redes sociais, o conteúdo das empresas nem sempre consegue reduzir o ruído para alcançar o seu público-alvo.

É aqui que o Marketing de Influência pode ser extremamente útil: acesso direto à sua base de seguidores que já estão fidelizados. Isto é útil para expandir o alcance, e aumentar o reconhecimento da marca. Também poupa o trabalho de identificar e direcionar o público certo. Esse trabalho já é feito pelo influenciador.

 

6 Motivos porque deves ir a um Encontro de Influenciadores

Há muitos benefícios quando se trata de participar de num encontro que vai ter uma conferência incluída, mas tal como todos os negócios, tudo gira em torno do que fazes deles.

Sem nunca te afastares das boas-práticas aliadas a esta atividade, seja um micro blog ou até uma perfil de Instagram com vários milhares de seguidores, é uma vantagem enorme saber o que procuram as marcas, qual a responsabilidade do teu trabalho como influenciador, e partilhar conversas com quem entende a tua linguagem.

1 – Networking com colegas

Qualquer encontro-conferência oferece oportunidade para encontrar futuros parceiros de negócios, pois os participantes estão todos lá com um interesse comum: Marketing de Influência.

Existe espaço para fazer conhecimentos, e há algo diferente em ter amigos que trabalham na mesma área. Entendem o teu stress e, também, entendem que a família e outros amigos nem sempre percebem o que andas a fazer, e que trabalho é este.

2- Sair da zona de conforto

Muitas vezes sentamos atrás dos nossos computadores e realmente não saímos para a rua com nosso trabalho. Verdade?

Precisamos de nos esforçar para além destes limites. Há tanto que podemos aprender uns com os outros.

Algumas pessoas são tímidas ou ficam sobrecarregadas com grandes eventos sociais. Mas, é importante forçar um bocadinho esses limites para que as pessoas possam associar, além de uma cara na tua plataforma, uma pessoa de carne e osso com quem se pode conversar.

O conteúdo é rei, mas a personalidade é rainha, e é nestes eventos que te podes aproximar de colegas e conhecer as marcas, que por sua vez também têm um representante de “carne e osso”. Conhecer-te pessoalmente pode fazer toda a diferença para uma colaboração futura.

3- Aliar a formação à prática

Existem milhares de cursos online disponíveis nos dias de hoje. E, muitos bloggers e influenciadores fizeram vários desses cursos online, pois o trabalho assim o exige.

Trata-se de uma atividade que precisa de formação multidisciplinar (variadas ferramentas digitais, fotografia, escrita, etc), que por vezes não se encontram perto de casa.

Mas frequentar uma conferência traz a oportunidade para aprender e crescer pessoalmente. Especialmente, quando se trata de coisas como a partilha de experiências ou fotografia.

Nas conferências há oportunidade de levar os passos das aulas mais longe, porque podemos fazer perguntas imediatamente. Não há tempo de espera. É um milhão de vezes melhor do que um tutorial no Youtube.

Aprendemos melhor quando a linguagem corporal de uma pessoa faz parte da lição, e quando todo o ambiente te passa informação.

4 – Conversa com marcas

As marcas ou agências estão presentes nas conferências. Eles estão lá para obter a exposição adicional para sua marca, mas também para encontrar novos influenciadores para trabalhar.

Vai preparado para causar uma boa primeira impressão. Aproveita a oportunidade para fazer uma ligação que seja memorável, para quando mais tarde tiveres de enviar um e-mail.

Uma conferência é a oportunidade perfeita para realmente mostrares o que o teu blog/site representa.

5 – Desenvolve a tua confiança

Ter muitos milhares de seguidores e fãs que interagem com regularidade nas redes sociais, não quer dizer que o influenciador não seja uma pessoa tímida, e até com pouca confiança. Há muita concorrência e muitas pessoas com ideias inovadoras a cada minuto, e isso pode trazer insegurança.

A realidade é que, quando nos aproximamos de marcas e participamos em encontros, estamos a ganhar terreno.

Não existe um livro de regras que ensine o processo passo a passo, de como ser um influenciador de sucesso, por isso, muitas vezes, os influenciadores subestimam a própria influência.

Se a audiência confia em ti, continua lá dia após dia a apoiar, a fazer perguntas, partilhas, comentários. Tem confiança em ti mesmo! E conversa abertamente com a marca, sê profissional, demonstra os teus conhecimentos e o quão sério é o teu trabalho.

6- Conhece pessoas que só vês na TV ou redes sociais

Acompanhas blogs, perfis de Instagram, Facebook, Linkedin ou vês TV?

Então vais acabar por esbarrar em alguém que conheces num destes encontros, e as celebridades, ou grandes influenciadores, ficarão mais do que felizes por poderem partilhar a sua experiência, conhecer-te ou tirar uma fotografia de recordação.

Assistir a conferências muda a forma como olhamos para o nosso negócio e dá muita confiança para perseguirmos nossos os sonhos, pois estes influenciadores também começaram um dia do zero.

 

Se procuras um meeting de influenciadores com conferências, networking, workshops, prémios e ainda uma festa de sunset num dos mais bonitos rooftops do Algarve, o LINK Bloggers Meeting será o evento que te traz tudo isto, no Eva Senses Hotel.

Se és influenciador, utiliza o código de desconto que temos para te oferecer:

LINKING-BLOGGERS-10

Garante já o teu lugar! Aqui

 

 

Leave a comment